terça-feira, 21 de julho de 2009

PROJETO DE LEITURA - A LEITURA PÕE A MESA

Professoras responsáveis pelo Projeto Cantos e Contos:
Aldalice Costa - Vânia Assis
A falta de encantamento e motivação dos jovens em relação à literatura escrita, não é uma novidade, principalmente no âmbito escolar.
Levá-los a ler um livro é um enorme desafio. Uma tarefa árdua para o professor que abraça esta causa. Muitas vezes a leitura vem seguida de provas e punições como forma de pressão, mas não é um incentivo e acaba criando mais resistência.
Em um mundo repleto de apelos tecnológicos seguido de uma grande facilidade de acesso a eles, a leitura sem dúvida perdeu o espaço inclusive dentro da escola.
A música como forma de expressão, criação e recriação da realidade também tem o seu espaço no contexto literário e a possibilidade de tê-la como aliada no processo de ensino aprendizagem é uma grande conquista da E.E. Padre João Botelho.
Há 6 anos as 5ªs séries desta escola têm um efetivo trabalho de motivação para leitura e valorização da literatura brasileira. Nas aulas de Português os alunos tem a oportunidade de desenvolver uma série de atividades que incentivam o gosto e o prazer pela literatura sem nenhuma responsabilidade de avaliações quantitativas ou punições.
E há 2 anos, através de uma parceria com uma empresa privada, a escola ganhou a oportunidade de investir na formação musical de seus alunos. O projeto de música fez com que as atividades fossem ampliadas. Aproximaram-se os dois projetos: Literatura e Música.
( Vânia Assis - Professora de Português)

O trabalho com a música nasceu através da realização semanal da Oficina Canto em Grupo. Essa oficina é realizada com professores e pretende despertar nos mesmos a coragem de trabalhar música com os alunos mesmo sendo amadores. Faço parte desta Oficina desde seu início em Maio/07. Daí nasceu esse pequeno Coral, que com a ajuda e apoio do músico responsável pela oficina, tem mostrado bons resultados tanto na disciplina quanto no interesse em conhecer mais o vasto universo da nossa música.
(Aldalice Costa - Professora de Matemática)